Franciscanos e Franciscanas da Misericórdia do Senhor



Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm


Alegria, partilha, gratidão e despedidas marcaram o último dia (14/10) do Curso de Franciscanismo na Fraternidade Franciscana São Boaventura em Rondinha (PR). Assim como nos dias anteriores, as atividades se iniciaram com a celebração da Santa Missa. O presidente da celebração foi Frei Genildo Provin, da Fraternidade Franciscana São José do Patrocínio de Coronel Freitas (SC).

Em sua homilia, frisou que nos últimos dias refletiu-se sobre a misericórdia, “e eu acho que hoje é momento em que devemos olhar para o mundo em que vivemos e percebermos o que esta mais necessitando de misericórdia.” E acrescentou: “após esse tempo de formações e reflexões acredito que nós temos muita bagagem para oferecer aos outros”.

Em seguida, já no Salão São Boaventura, o coordenador do Curso de Franciscanismo, Frei João Mannes, propôs um momento de partilha entre os participantes. Para a Irmã Eliane Souza Amaral, “as temáticas trabalhadas são pulsantes e bem acertadas, tocaram as nossas realidades. Vejo que primeiro se faz necessário vivermos a misericórdia para que automaticamente consigamos ser misericórdia. Sou muito grata por esta oportunidade” destacou.

Irmã Carmen Pauletto, afirmou que foi muito positivo o encontro em nível de convivência e de experiência fraterna, mas mais ainda quando afirmou que o viver a misericórdia “é um caminho pessoal de cada um de nós, pois à medida que vamos experimentando a misericórdia também seremos misericórdia” sublinhou.

Frei Fidêncio Vanboemmel, citando a Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si, salientou “que a humanidade precisa despertar para uma nova obra de misericórdia, e a nova obra de misericórdia é exatamente o cuidado da Casa Comum. E eu acho que isso é muito forte, por isso o Papa usa a expressão: ‘Conversão Ecológica’, pois nós precisamos de certa forma, mudar de rumo e direção. Nesse documento existem muitos elementos, e nós a partir de nossa espiritualidade franciscana, devemos nos perguntar: como nós nos relacionamos com tudo o que nos cerca” indagou o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Muitas outras partilhas foram feitas. Em seguida, Frei João agradeceu a presença de todos e encerrou o Curso de Franciscanismo, na sua sexta edição. Que São Francisco e Santa Clara de Assis nos abençoem e mostre-nos o rosto misericordioso do Pai. Paz e Bem e até o próximo!

VEJA COMO FOI O 3º DIA DO CURSO

SE DESEJAR, CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA DOWNLOAD DOS MATERIAIS UTILIZADOS PELOS PALESTRANTES DURANTE O CURSO DE FRANCISCANISMO!


CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DO ÚLTIMO DIA DO CURSO DE FRANCISCANISMO!