Encontro da Frente de Paróquias, Santuários e Centros de Acolhida

Santa Catarina e Paraná

 Frei Matheus José Borsoi

Aconteceu, entre o dias 22 e 24 de maio, no Convento São Boaventura em Rondinha (Campo Largo – PR), o encontro da frente de Paróquias, Santuários e Centros de acolhimento. Este encontro, contou com a participação de inúmeros frades, que trabalham diretamente com essa frente de Evangelização nos estados de Santa Catarina e Paraná.



Frei Germano Guesser, que é Pároco e Guardião da Fraternidade Santo Antônio do Pari, e também coordenador, da frente de evangelização reunida nestes dias, nos explica os objetivos e perspectivas deste encontro:

“A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, possui cinco frentes de Evangelização: ‘Solidariedade com os pobres, Missão, Educação, Comunicação e Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento'. Sendo esta a maior frente, e com o maior número de frades. O regimento, prevê que se realize um encontro menor, com os frades que trabalham diretamente com esta frente, e um segundo encontro, este será maior, e contará com a presença de frades e leigos que junto com os frades, atuam neste serviço.



Devido ao número grande de frades e da extensão, da Província, o primeiro encontro deste ano foi divido por regiões: Norte (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo – que já aconteceu em Petrópolis –RJ, na última semana) e Sul (Paraná e Santa Catarina – que aconteceu nestes dias, aqui em Rondinha, Campo Largo – PR)”.

Continua Frei Germano dizendo:” A participação neste encontro é muito importante, mesmo alguns frades não podendo vir, por diversos compromissos”.

Como estudo os frades leram e usaram como apoio, um documento da ordem: Chamados a evangelizar em fraternidades e minoridade na Paróquia, juntamente com o Plano de Evangelização da Província. Segundo os participantes ambos documentos, são bons quando se trata do quesito paróquia. Após estudos e partilhas sobre esses dois materiais de apoio, cada frade, partilhou suas vivências, respostas como também dificuldades. “Esta partilha foi muito franca e aberta, isto é muito bom”, nos lembra frei Germano.

Aconteceu também no segundo dia de encontro uma revisão, nos quesitos: “presença, redimensionamento, e convênios com Dioceses, tão como a necessidade muitas vezes que aparece em “preencher”, as fraternidades de paróquias e santuários.

“É muito bonito escutar o frade quanto a isso, dificuldades, problemas, mas também suas alegrias de estar prestando este serviço. Foi um momento muito rico; é muito importante, para a caminhada da Província, como também a caminhada dos frades individualmente, creio ter sido um encontro muito bom, estou feliz com tudo o que discutimos”, concluiu frei Germano.

O encontro terminou com o almoço, e agradecimentos, tanto por parte da frente das Paróquias, Santuários e centros de acolhimento, tanto pela fraternidade local, por esses dias de convivência.