A mãe sempre acolhe e inspira - Blumenau

Frei Francisco e Frei Felipe

“E o Senhor nos conduziu para a casa da Mãe em Blumenau (SC) no ano em que a Igreja no Brasil celebra o Ano Mariano. Assim como a mãe é um exemplo de acolhimento, o povo blumenauense não é diferente, um povo simples que cultiva sua fé. A fraternidade permanente também nos acolheu muito bem.

Dentre os inúmeros trabalhos realizados pelos frades no Santuário Nossa Senhora Aparecida, podemos destacar alguns no qual nós nos envolvemos neste tempo de estágio. Atividades com a catequese, visitas às famílias e aos doentes, celebrações - tanto no território em torno do Santuário - quanto ao das comunidades.

O que se pode notar é que a mãe Aparecida continua sendo a medianeira para aproximar os fiéis em direção ao Filho de Deus. O diferencial da catequese no Santuário pode-se dizer que se dá pela espiritualidade realizada pelo frei Pascoal, que se dedica em preparar momentos com todas as turmas nos dias de encontro com os catequisandos. É bonito de ver o entusiasmo das quase 400 crianças no amadurecimento de sua fé!

Outro ponto que podemos destacar da experiência que vivemos é o quanto o povo tem sede de Deus. Em um mundo agitado com inúmeras atividades, a busca do Sagrado ainda é o essencial. E sentir essa sede junto deles com certeza nos motiva a cada vez procurar viver o Evangelho de todo coração. Nunca a frase que atribuem a São Francisco se fez tão presente em nossos corações: “Pregue o Evangelho a todo momento. Se necessário use palavras”.

Que o Sumo Bem nos impulsione a sermos construtores de uma “igreja em saída” como pede o Papa Francisco e que sempre estejamos próximos das feridas do povo, com os pés no chão e olhos e coração voltados para o Deus. Pois como um dia disse D. Helder Câmara: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”


Confira algumas imagens do estágio em Blumenau: