Regional de Curitiba celebra seu retiro anual

“Concedei-nos a nós, míseros, por causa de vós fazer o que sabemos que quereis e sempre querer o que vos agrada” (Ord 50)

Frei Vitor da Silva Amâncio

Entre os dias 02 a 04 de novembro, o Convento São Boaventura de Campo Largo (PR) recebeu o retiro anual da fraternidade do regional de Curitiba (PR). A pedido do Definitório Provincial, o encontro foi aberto aos confrades de toda Província Franciscana da Imaculada Conceição, afim de que todos pudessem participar conforme suas possibilidades. Em virtude disto, participaram conosco Frei David Raimundo Santos, Frei Guido Moacir Schiedt e Frei Marcos Estevam de Melo, membros da Fraternidade do Largo São Francisco – São Paulo (SP).

No dia 02 o encontro se iniciou pela manhã, quando celebramos a missa pelos Fiéis Defuntos no cemitério interno do convento. Após o almoço, Frei Valdir Laurentino conduziu a reflexão da tarde com base no texto da Oração diante do Crucifixo e a Carta a toda Ordem; no dia seguinte fizeram parte das reflexões às primeiras Admoestações e, no último dia, Testamento de São Francisco foi o norte de nossa partilha de vida.



Sentindo a necessidade de voltarmos às nossas fontes, o retiro tomou por base os textos das fontes franciscanas, mais precisamente os escritos de São Francisco de Assis. Desta forma, além de criar um ambiente de mútua familiaridade, o encontro tomou um teor de partilha de vida, no qual os confrades puderam partilhar de suas experiências e reflexões que ajudaram a conduzir o retiro.

Mais do que um tempo de pausa para voltarmos às fontes e ali buscarmos um pouco mais do vigor que inspirou nosso Pai Seráfico, o retiro do regional também foi momento de encontro, de convivência e fraternidade. No próximo mês, haverá o encontro regional recreativo no litoral paranaense, onde encerraremos as atividades do ano celebrando a vida fraterna.