Pastoral Hospitalar

"Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males" (Mc 7,37). Hoje és minha presença junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.


Texto: Frei Rodrigo J. Silva, ofm.
Fotos: Frei Rodrigo J. Silva e Frei Matheus J. Borsoi, ofm.

Neste sábado, dia 17 de março, os frades estudantes do Convento São Boaventura, acompanhados do mestre, Frei Rodrigo da Silva Santos, realizaram uma visita ao Hospital do Rocio, em Campo Largo, sob orientação da Capelã titular, Pastora Erika Checan e da Sra. Elisabeth Cardoso, coordenadora da Pastoral Hospitalar.

Pastora Erika, apresentou os setores onde são realizadas as visitas pastorais e deu importantes orientações acerca do procedimento nos leitos e demais alas. Além disso, falou sobre o papel fundamental do auxílio espiritual dentro de um ambiente hospitalar, trabalho que acontece, não de modo sectário, mas ecumênico, abrangente e acolhedor. Tendo como premissa, um profundo respeito pela fé professada por pacientes e colaboradores, objetiva-se promover uma interação pessoal e positiva, humanizando relações, criando um clima de paz e serenidade, oferecendo o conforto de uma palavra amiga, de um ouvido atento, de um sorriso, de uma mensagem de fé, coragem, força e esperança diante das adversidades.

Este serviço também visa oferecer suporte aos profissionais de saúde para que, descobrindo o valor humano e cristão de seu trabalho, sintam-se amparados diante de tão exigente ofício.

Neste espírito, onde diferentes olhares almejam um mesmo horizonte em Deus, a presença franciscana quer sempre mais somar forças, indo ao encontro deste Cristo que se deixa encontrar no semblante dos mais necessitados. (Mt 25,36)

Abaixo, alguns momentos da visita.