Encontro formativo sobre Missa e Canto Litúrgico

“A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz” - São Boaventura


Texto e fotos: Frei Rodrigo J. Silva, ofm.

Neste domingo, dia 18 de março, o Convento São Boaventura reuniu membros da equipe de liturgia, ministros, catequistas, coordenadores e demais lideranças da Comunidade de São Roque (Paróquia N.S. Aparecida – Campo Largo) para um encontro formativo que teve como tema central a Missa, explicada parte por parte de acordo com o Missal Romano, bem como as regras e orientações para cantos litúrgicos.

Durante aproximadamente quatro horas os freis Rodrigo José Silva, Thiago da Silva Soares, Marcelo Dias Soares, Felipe Carreta, João Manoel Zechinatto e Rodrigo da Silva Santos, explanaram os temas supracitados, subdivididos em: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais, sendo que cada um dos subtemas continha em si, inserções sobre o Canto Litúrgico.

No decorrer de todo o encontro, os participantes interagiram, esclarecendo dúvidas e partilhando suas dificuldades acerca da temática, em que se procurou ir além do famoso “isso pode e isso não pode”. Propôs-se uma melhor compreensão dos momentos celebrativos, momentos que vão desde a partida rumo à “casa de Deus - igreja”, até o retorno ao lar, passando pela acolhida, reflexão, contrição, orações, preces, oferendas, banquete, entre outros. Momentos de importância ímpar, que nos possibilitam a participação, o encontro da comunidade com Cristo pelo sacramento eucarístico, estreitando os laços entre irmãos, fazendo-nos sempre mais unidos na mesma fé. 

Buscou-se demonstrar toda a riqueza presente no ato de “ir à missa”, riqueza esta que por vezes passa despercebida, quando se ignora seu verdadeiro sentido ou não se compreende em sua totalidade, ao fazê-lo de modo automático, por mero preceito.

Ao final do encontro, nosso desejo é o de que esta partilha frutifique em benefícios para a comunidade, no sentido de incrementar ainda mais os conhecimentos sobre o universo litúrgico, para juntos celebrarmos, sempre de novo e da melhor maneira possível, a presença de Deus entre nós.
 
Confira abaixo alguns momentos do encontro: