Encontro da Família Franciscana do Brasil - Paraná

Francisco de Assis e o Retorno ao Evangelho. Vinho novo em Odres novos!

Texto: Frei Matheus José Borsoi, ofm.
Fotos: Frei Rodrigo José Silva, ofm.


Hoje, 21 de abril, no Teatro do Colégio Bom Jesus, deu-se início à Conferência da Família Franciscana do Brasil, núcleo do Paraná. Este encontro se estenderá até domingo (22/04) e tem por objetivos fomentar a convivência, a partilha e a formação dos franciscanos do estado, que se reúnem em torno ao Santo Evangelho, ao modo de São Francisco de Assis.

Parte da Manhã: A nossa profecia é o Retorno ao Evangelho

O dia começou com a animação conduzida pelos frades estudantes (OFM), que acolheram as Ordens, Congregações, a Juventude Franciscana (Jufra) além dos simpatizantes do carisma Franciscano. Em seguida, a Jufra conduziu a oração inicial. Frei João Mannes OFM, presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, anfitrião do evento, deu as boas vindas a todos os presentes.

O período matutino dividiu-se em dois momentos: a explanação e partilha de vida de Frei Éderson Queiroz OFM Cap., dentro da temática do Retorno ao Evangelho: Vinho novo em odres novos; seguida da Santa Missa, também por ele presidida. Em suas palavras Frei Éderson, citou "os franciscanos como os grandes profetas diante das injustiças sociais do nosso tempo, sendo que a maior profecia, passa por uma vida de constante retorno às origens evangélicas", como fez o Santo de Assis, inspiração de tantos homens e mulheres. Durante a homilia, o celebrante fez um paralelo entre a liturgia do dia e os temas trabalhados, destacando que Não somos discípulos de uma doutrina, de um compêndio, mas de uma pessoa, o Cristo. Uma paixão que nos impulsiona. O pai São Francisco foi "ferido" pelo amor a Jesus, fazendo-o centro de sua vida. A Eucaristia é um perigo, pois ao dizer amém, eu estou consentindo Cristo em mim, tornando-me um, com Cristo. Nas minhas palavras, atitudes e gestos. Que este encontro, possa despertar no nosso coração este desejo profundo pela pessoa de Jesus Cristo.


Parte da Tarde: Numa Igreja em ruínas o encontro com o crucificado

O retorno vespertino deu-se às 14h, abordando o caminho do Pai Seráfico, de São Damião em direção à Santa Maria. Esta explanação trouxe-nos três elementos do Evangelho que falaram diretamente ao coração daquele jovem sedento por viver a Boa Nova de Cristo: Ide (envio); Não levem nada (pobreza); a todos anunciai a paz (anuncio), lembrando assim que "pela fraternidade Francisco conheceu o Evangelho, e pelo Evangelho entendeu a fraternidade".

Citou ainda a presença fundamental de Santa Clara como a forma feminina de se viver o Evangelho pelos passos de São Francisco. Clara, jovem dotada duma coragem ímpar, deixou tudo para trás, lançando-se num caminho sem volta, permitindo-se inebriar pelo semblante de Deus no rosto dos pobres, um Deus que se revela no despojamento.

O primeiro dia de encontro teve seu encerramento com cantos e oração com a participação da Jufra. 

VEJA TAMBÉM: Como foi o segundo dia deste encontro

Abaixo confira alguns momentos: