2º dia do Encontro e a palavra de Dom Amilton

“Nos consagramos para ser e para fazer uma experiência de Deus, primeiro para nós, depois para os outros. As pessoas estão cansadas de ouvir falar de Deus, elas querem ter, a partir de nós, uma experiência de Deus. ” Dom Amilton Manoel da Silva

Texto:  Frei Matheus José Borsoi, ofm.
Fotos:  Frei Rodrigo José Silva, ofm.


Neste domingo (22/04), aconteceu o segundo dia do encontro da Conferência da Família Franciscana do Brasil - núcleo Paraná. Nele se destacaram a amarração das partilhas, o carinho da Igreja Local, as despedidas, agradecimentos e ao final a Santa Missa. 

Os diferentes membros da grande família franciscana foram aos poucos ocupando o teatro e mesmo acordando cedo. Não faltou o sorriso no rosto e a alegria partilhada. As atividades começaram às 08h30 da manhã, com a oração conduzida pela JUFRA.
 
Logo após houve uma fala do bispo auxliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, que elencou alguns pontos colocados como provocações: "Temos muitas ideias, mas na hora da prática, não saímos dos sofismos, temos ótimas formações, mas medo de colocar em prática. Somos chamados a olhar os odres velhos e novos da vida religisosa e da vida Franciscana - É preciso rever o que é velho em nossas vidas. Rencontrar a fé dos simples e audácia dos santos, tal como fizeram Francisco e Clara - Devemos todos os dias de nossas vidas olhar o odre que somos e buscarmos ser Francisco e Clara nos dias de hoje - Devemos evangelizar com o nosso ser, com a vida de pobreza, e a alegria do evangelho, da gratidão e do amor. Meu testemunho é que deve trazer novos cristãos", frizou o bispo.
 

Qual é o nosso diferencial? nos consagramos para viver uma profunda intimidade com Deus. É a nossa experiência com Deus que deve ser anunciada e através dela levar as pessoas a experimentar Deus. Muitos religiosos querem ser glorificados, não consagrados. Por vezes nos preocupamos muito com o "circo" e pouco com o mistério - Não devemos ter medo de aceitar a cruz, pois as marcas do Cristo crucificado, são as marcas do amor. Devemos compreender a amplitude da Igreja, e que esta vai muito além dos nossos conventos que acabam tornando-se como "pequenos feudos" - Nossa vida deve ser apaixonada, pelo Evangelho, pelo Reino. Ter as mesmas paixões de Cristo, abraçar a revolução do Evangelho, como Francisco e Clara fizeram, abraçar portanto esse projeto e não arrastá-lo como um fardo, uma obrigação.

Num segundo momento, fechando o encontro, Frei Éderson Queiroz abordou a Evangelii Gaudium, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, lançada em 24 de novembro de 2013, exibindo um vídeo elaborado por ocasião do mesmo. Concluindo então com a mensagem de que a essência da vida franciscana passa pela reconstrução, pelo retorno às origens. É preciso dar passos no sentido desta restauração profunda dos caminhos que conduzem à Boa Nova de Cristo, só assim poderemos ser odres novos para o vinho novo.



Clique aqui e confira o link do video exibido neste segundo dia, trazendo diferentes visões acerca da exortação apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, lançada em 24 de novembro de 2013.

Abaixo outras fotos deste segundo dia de encontro: