Assembleia Provincial do SAV

É nosso compromisso continuar oferecendo aos jovens das mais diversas realidades uma oportunidade autêntica e coerente para viver de modo mais perfeito os passos de Jesus Cristo pelo caminho apontador por São Francisco de Assis.


Frei Rodrigo José Silva, ofm

A Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR), acolheu, de 24 e 25 de abril, os animadores vocacionais da Província Franciscana da Imaculada Conceição na Assembleia Provincial do Serviço de Animação Vocacional (SAV). O encontro anual foi coordenado por Frei Diego Atalino de Melo e Frei Marx Rodrigues dos Reis e traçou um panorama da realidade vocacional da Província, avaliando experiências, formas de acompanhamento e promovendo discussões sobre as diferentes realidades regionais e seus diversos desafios. Frei Bernardo Brandão, Ministro Provincial da Província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, com sede em Bacabal (MA), e do Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, também se fizeram presentes.

A partilha inicial foi inspirada num texto de Frei Ramiro de la Serna, abordando de modo bastante realista, o que o autor define como o “inverno das vocações”. Segundo ele nossa presença deve permanecer, ainda que em tempos de escassez, como sinal escatológico, baseado numa autenticidade de vida, coerência entre o que acreditamos, pregamos e vivemos, além de uma constante busca pela vivência de nosso carisma.

“A animação vocacional é um movimento interno do carisma que se expande gradualmente aos demais. Portanto, a primeira e grande expectativa é que a vida religiosa possa constantemente se renovar para ser, no mundo, aquilo que espera dela. Assim, fortaleceremos o ser franciscano”, lembra Frei Marx.

“De fato, o Papa São João Paulo II estava certo, ao afirmar que o mundo tem saudade de Francisco. E essa é a nossa segunda expectativa, de que o mundo possa abraçar o Francisco que vive em nosso meio e que reconheça a sua urgência em nossos dias. Todo esse sonho se conquista com pontos objetivos, partindo de uma vida autêntica até um projeto de animação vocacional claro e coeso, que dê visibilidade às iniciativas locais e provinciais”, espera Frei Marx.

Os desafios, contudo, não são poucos, como lembra Frei Diego:
  •  Levar os jovens a conhecerem e a se encantarem por um franciscanismo atual e encarnado na realidade, rompendo com idealizaçoes caricatas da figura de São Francisco.
  • Realizar um acompanhamento eficiente com jovens que moram em cidades muito distantes de nossas Fraternidades.
  • Reforçar a consciência entre as Fraternidades da Província de que a animação Vocacional depende do nosso entusiasmo e testemunho de vida.
  • Embora já estejamos colhendo os frutos vocacionais da proximidade nascida a partir dos iniciativas com as juventudes, fica o desafio de consolidar esse trabalho sem cair na tentação utilitarista de acreditar que o único objetivo seja encher os nossos seminários.

O Visitador Frei Miguel afirmou: “Quando nos limitamos à oração e não entramos em ação, a vocação não vem”. Ele ainda instigou a reflexão com a pergunta: “Qual a minha relação com os jovens? O que tenho oferecido? Minha linguagem é acessível? Estou conseguindo interagir efetivamente com o universo deles? ”. Por fim, elogiou as iniciativas promovidas pelo SAV voltadas para a juventude: missões, caminhadas, retiros, feiras vocacionais, acampamentos, entre outros, sendo presença franciscana, amplamente aceita e crescente. Ele aproveitou para explicitar seu desejo de participar do III Encontro Nacional Franciscano de Juventudes a realizar-se de 19 a 22 de julho deste ano, em Vila Velha (ES).

À luz das reflexões, discussões e partilhas geradas neste encontro, cada animador regional retornou à sua realidade munido de novos elementos, com os quais buscará incrementar seu serviço vocacional de modo a traduzir com maior fidelidade o “jeito de ser franciscano”, modelo de vida que perpassa gerações e continua despertar vocações há mais de 800 anos.