Retiro dos Frades Estudantes

"Francisco parecia um homem novo, um homem do outro mundo..." (1Cel 82); "com novas virtudes refazia o caminho da perfeição, tão apagado no mundo..." (LSC 5).



Frei Rodrigo J. Silva, ofm


Neste último sábado, (22/09) os frades estudantes da etapa da Filosofia, residentes aqui no Convento São Boaventura em Rondinha, Campo Largo-PR, realizaram seu retiro mensal.

Desta vez o local escolhido foi a Fraternidade Monte Alverne, pertencente às Irmãs Franciscanas de São José.

O tema "O CAMINHO QUE LEVA AO LUGAR DO CORAÇÃO - Achegas para descobrir a interioridade e o silêncio na Vida Franciscana". Em meio a natureza, ouvindo o cantarolar dos pássaros, entre flores multicoloridas, bosques e arbustos, cada frade estudante foi convidado a redescobrir, sempre denovo, alguns dos maiores tesouros da espiritualidade franciscana: a interiorização, a reflexão, o silêncio, o vazio de si onde Deus pode fazer morada.

Num mundo cada vez mais dinâmico, frenético e barulhento, onde falta tempo para tantas atividades, acabamos por deixar de lado fatores essenciais para nosso bem estar, nossa qualidade de vida, nossa vida de oração, nossa saúde física e espiritual, nossa intimidade com Deus. 

São Francisco nos convida a fazer este retorno, ousar o caminho contrário, a contramão do mundo, permitir-se voltar às origens, à quietude, buscando em Deus a paz, a harmonia, o equilíbrio, o olhar para dentro de si e em meio a tantos anseios, encontrar um bom lugar para que Cristo possa fazer morada em nós, O LUGAR DO CORAÇÃO para que, uma vez preenchidos por tão grandiosa presença, possamos ser homens novos, odres novos, cientes de nossa pequenez, de nossa pobreza, mas acima de tudo dispostos a dar este sim, que é compromisso corajoso e exigente, que é humildade que gera auto-crítica, buscando corrigir-se, melhorar-se para só então tentar mudar algo externamente. Que é também inquietude que pede trabalho, mas no sentido de trabalhar-se para só depois trabalhar. Que é também aceitação, no sentido de valorizar-se, amar-se para só depois amar verdadeiramente quem quer que seja. Que é perdão, para que possamos reconhecer-nos imperfeitos, perdoar-nos e estender este perdão aos outros.

Que O LUGAR DO CORAÇÃO seja em nós sempre este espaço de acolhida de DEUS, do Deus presente em cada irmão, deste Deus que se faz pequeno, irmanado a nós, transubstanciado no pão e no vinho, escondendo-se para o nosso bem, mas deixando-se encontrar, fazendo-se alimento a nos preencher, a nos fortalecer na caminhada, a nos lembrar que o céu começa aqui, a cada vez que reservamos para DEUS em nós, O LUGAR DO CORAÇÃO.