AFETIVIDADE - O ser humano na sua totalidade

O caminho do autoconhecimento na busca de uma relação mais harmoniosa consigo e com os outros.

Frei Rodrigo J. Silva

No último sábado, 27 de outubro, a Fraternidade Franciscana São Boaventura recebeu o psicólogo Wellington Minoru Kihara, que ministrou palestra sobre o tema da Afetividade.

Numa abordagem ampla e dinâmica, Wellington buscou descrever o ser humano na totalidade de suas relações, evidenciando a forma como a afetividade influencia em tais interações.

O palestrante frisou que “somos um todo indivisível” e que cada ser humano traz consigo uma “bagagem” existencial baseada em todas as experiências que adquiriu durante a vida. Tais experiências, sejam elas positivas ou negativas, lembranças boas ou traumáticas, sentimentos reprimidos, aprendizados, valores e crenças e tantos outros, tendem a influenciar diretamente em nossas emoções, em nosso modo de ser, de pensar, de agir, de relacionar-se com o meio.

Disse ainda, da importância de se estabelecer relações de ajuda que visem o crescimento, o desenvolvimento de potenciais criativos, a maturidade, um melhor funcionamento psíquico e uma maior capacidade de enfrentar a vida.

O desenvolvimento da afetividade é peça chave para a otimização das relações humanas. A partir do momento em que nos conhecemos, descobrimos nossas potencialidades como também as situações a serem trabalhadas e nos colocamos neste movimento de busca e melhoria, de aperfeiçoamento, passamos então a interagir de modo mais pleno, harmônico, maduro e edificante com todos aqueles com os quais nos relacionamos.