Tríduo de Santo Antônio



Frei Zilmar Augusto, ofm

O mês de junho é envolvido embalado por inúmeras celebrações. Recordamos São Pedro e São Paulo (dia29), São João Batista (dia 24) e também nosso glorioso Santo Antônio de Pádua e de Lisboa (dia13). É um tempo propício para reunir a família, os amigos e, em torno às calorosas fogueiras, alimentarmos os laços da familiaridade e aquecer nossas amizades por meio de nossos Santos festeiros.

Ao falarmos de São Pedro, pensamos logo no “dono da chave do céu”; em São João, aquele que preparou a chegada de Jesus e o batizou em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; e com Santo Antônio não é diferente. De imediato, imaginamos o perfil do santo casamenteiro; Muitas senhoritas vão pedir a ajuda do santo arranjador de casório: é bilhete embaixo da imagem, o santo é colocado de cabeça para baixo, fica sem seu Menino Jesus nos braços, até que se arranje um bom pretendente. Lembramos também do santo que nos auxilia na procura dos objetos perdidos. E não podemos deixar de recordar Santo Antônio, como amigo e protetor dos pobres.

Por isso, vamos rezar, ao longo de 3 dias ao nosso querido Santo Antônio, pedindo sua intercessão. Reze conosco. Reze pelo título de Santo Antônio que mais você se identifica: Santo Antônio casamenteiro; Santo Antônio das coisas perdidas; Santo Antônio amigo do Menino Deus; Santo Antônio dos pobres; Santo Antônio dos desempregados; Santo Antônio das causas impossíveis... Pois, em todos os títulos ou nomes, ele será sempre o nosso querido Santo Antônio, do Brasil, de Pádua e do mundo inteiro. Salve, ó, nosso Santo Antônio! Até lá!