1º Dia do Tríduo: "Santo Antônio e o Evangelho"




Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Querido irmão, querida irmã, Paz e Bem!

Hoje iniciamos o primeiro dia do Tríduo de Santo Antônio, com o tema: “Santo Antônio e o Evangelho”.

Reflexão

Santo Antônio foi um fervoroso Franciscano, Filho Espiritual de São Francisco de Assis. Com profunda coerência ele viveu o Evangelho de Nosso Senhor, que é a Regra e a vida dos Frades Menores.

Logo que falamos de Santo Antônio e o Evangelho, nos lembramos de que ele é invocado, em sua ladainha, com o nome de “Trombeta do Evangelho”. Talvez este seja um dos títulos mais importantes de Santo Antônio. Ser trombeta significa aquele que fala alto, com voz forte, aquele que anuncia e é ouvido por todos. Porque a trombeta encanta a todos, é imponente, é convidativa. E não podemos nos esquecer de que o nosso Santo Antônio, em suas pregações, falava em alto e bom tom as verdades do Evangelho, não se importando em agradar a todos. Mas, falava o que tinha de ser dito, a mensagem de Jesus Cristo. Por isso, também o chamamos de “Boca de ouro”, pois de sua boca só saiam coisas preciosas, como o anúncio do Santo Evangelho.

Oração

Ó Santo Antônio, tu és o nosso modelo na vivência do Evangelho de Nosso Senhor. Ajuda-nos a acolher de coração a palavra de Deus. Ensina-nos a guardá-la como um tesouro, em nosso interior. Inspirai-nos palavras e pensamentos amorosos, para que possamos anunciar as Palavras de Jesus com ternura e mansidão. Enfim, nosso Santinho, ajudai-nos, para que nós mesmos, os nossos gestos, as nossas postura, a nossa fala e a nossa vida, sejam imagens vivas do Santo Evangelho. Amém!

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Bênção

Por intercessão de Santo Antônio o Deus Altíssimo nos abençoe, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!