"Frei Galvão, sacerdote segundo o coração do Altissímo" no 8º dia da Novena

 
 
Você já conheceu uma pessoa santa? Uma pessoa verdadeiramente boa? Muitas vezes estas pessoas que passam por nossas vidas não são sequer católicas ou cristãs. São pessoas com valores, que não se deixam afetar pelo mundo e pela lógica de se beneficiar às custas dos outros, muitas vezes prejudicando o próximo.

São pessoas que emanam uma luz especial. Pessoas como Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, em Minas Gerais, que trabalhou muitos anos em São Paulo e morreu em 2006. Ele será beatificado em breve pelo Vaticano, mas quem conheceu Dom Luciano sabia que ali estava um santo, uma pessoa diferente. E por que ele era diferente? Porque viveu radicalmente o Evangelho.

Assim era Frei Galvão para sua época. Certamente todos aqueles que puderam conviver com ele tinham esta impressão, que diante deles estava alguém diferente.

Que neste penúltimo dia da novena em honra a Frei Galvão rezemos por estas pessoas, que transformam a vida e os locais por onde passam com sua maneira de ser e seu testemunho.

Saudação/Introdução
Querido devoto e devota de Frei Galvão, Paz e Bem! Durante anos que exerceu o seu sacerdócio, o Santo Frei Galvão tornou-se um sacerdote segundo o coração do Altíssimo. Foi sábio Ministro do Evangelho, seguro e sereno orientador das consciências, confessor sempre disponível, convertedor de pecadores, pregador ambulante do Reino, apoio fraterno de todos os sacerdotes. Chamavam-no de queridíssimo padre Galvão. Nesta Novena, vamos rezar por todos os que exercem esta tarefa de serem ministros de Deus, pelos sacerdotes do mundo inteiro. Que nunca faltem bons e santos sacerdotes para a Igreja.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Palavra de Deus (1Tm 4, 12-14)

“Ninguém te desconsidere a juventude. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não descuides da graça que tens”.

Compromisso do Dia

Todas às vezes em que eu participar de uma santa missa, quando o sacerdote elevar a hóstia e o cálice com o vinho consagrados, rezarei pela santificação dos sacerdotes. Se eu encontrar um sacerdote, irei saudá-lo com muito afeto e respeito; pois São Francisco dizia: “Nada encontro neste mundo corporalmente do Senhor Jesus, senão somente o Corpo e Sangue que eles nos consagram e administram”.

Oração final/Bênção
Obrigado, Senhor, pelo santo exemplo que o Santo Frei Galvão deixou como sacerdote segundo o coração do Altíssimo. Guardai os sacerdotes mais idosos e fortalecei aqueles que estão em crise na sua vocação; dai a todos a graça de carregarem a cruz até o fim de suas vidas. Dai a todos os presbíteros a felicidade de serem imagem do Cristo, Bom Pastor. Que o povo de Deus reze sempre pela santificação de seus sacerdotes; que amem a cada sacerdote, não vendo apenas os defeitos, as falhas e os pecados, mais apoiando todo o trabalho apostólico que realizam. Despertai sempre novas vocações para a vida sacerdotal. Amém.

Que o Deus Altíssimo, abençoa nosso dia e nossa jornada, por intermédio de Frei Galvão: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.