Início da semana missionária em São José da Barra-MG




Frei Augusto Luiz Gabriel, OFM
Frei Erick de Araujo Lazaro, OFM
Frei Gabriel Dellandrea, OFM
Frei Jefferson Max Nunes Maciel, OFM


A cidade de São João da Barra, no belíssimo estado de Minas Gerais, recebeu neste dia 17 de novembro uma presença um tanto diferente: frades menores, religiosas consagradas e leigos, que iniciaram as missões em vista da ordenação presbiteral de Frei Jean Carlos Ajluni de Oliveira, frade desta Província Franciscana da Imaculada Conceição. Sendo assim, não demorou muito para se criar um clima de alegria e acolhida entre a família sanguínea, comunidade e a família religiosa de Frei Jean.

Nesse contexto, na Paróquia São José, situada no coração da cidade mineira, deu-se início à Semana Missionária. Durante a Missa de envio, presidida por Frei Diego Atalino de Melo, às 19h30, os missionários foram apresentados à comunidade, que os acolheu calorosamente.

O Evangelho do dia “caiu como uma luva” para a ocasião, pois nele narrou-se o encontro entre Jesus e Zaqueu. Em sua reflexão, Frei Jean enfatizou a importância do esforço de ir ao encontro do Mestre, que nos dá a alegria da salvação. O diácono destacou que toda a preparação para a sua ordenação tem como foco o amor misericordioso de Deus para com seus filhos e filhas. Por isso, deixou bem claro que na comunidade não participam somente os santos, mas aqueles pecadores que buscam a conversão a partir da experiência com o Cristo.

Nesse espírito fraterno, ao término da celebração, os missionários da comunidade local que acompanharão os religiosos nas casas do povo, receberam um Tau franciscano. Com este símbolo, todos foram marcados para o alegre anúncio da Palavra de Deus na pequenina e simpática cidade mineira. Com isso, se deseja que em cada “cantin” de São José da Barra sejam espalhadas as sementes de Paz e do Bem.