A Pastoral Universitária e a atualidade da mensagem do Evangelho



Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm
Frei Gabriel Dellandrea, ofm

Atualmente, não é difícil encontrarmos textos em revistas, livros ou artigos de opinião que defendam a ideia de que o homem hoje vive uma época de mudanças. Ou talvez, uma mudança de época. Nesse sentido, alguns paradigmas e algumas verdades estão sendo colocados “na parede”, ou seja, estão sendo verificados para serem aprofundados ou desprezados.

Essa aceitação ou desprezo faz com que grandes teorias caiam por terra, ou valores também deixem de ser levados em consideração. Porém, nesse meio também está a religião. Não há como duvidar que todos os dias temas relacionados à Igreja são discutidos em redes sociais, grupos de conversas e nos meios de comunicação em geral. Porém, há algo que é um grande tesouro dado à humanidade inteira, que possui uma verdade sempre nova, que é uma grande Boa-Notícia sobre o amor: o Evangelho!

Agora, é oportuno salientar que essa mensagem de Jesus é luz para esse período de mudanças. Sua atualidade é indiscutível quando falamos em um tempo novo, que busca a honestidade na política, o amor ao próximo, a valorização de cada ser humano, valores estes que estão presentes na mensagem evangélica. E é nesse sentido que os frades do Convento São Boaventura, de modo muito simples e mesmo ainda com suas limitações, querem continuar levando essa mensagem do Evangelho às mais variadas realidades, e entre elas, neste ano, a Pastoral Universitária na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR.



Para iluminar essa missão da fraternidade, o Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium incentiva esse anúncio da Palavra de Deus no espaço acadêmico, dizendo: “As universidades são um âmbito privilegiado para pensar e desenvolver este compromisso de evangelização de modo interdisciplinar e inclusivo. As escolas católicas, que sempre procuram conjugar a tarefa educacional com o anúncio explícito do Evangelho, constituem uma contribuição muito válida para a evangelização da cultura, mesmo em países e cidades onde uma situação adversa nos incentiva a usar a nossa criatividade para se encontrar os caminhos adequados” (§134).

E como as palavras são vazias sem as obras, os trabalhos nessa pastoral já começaram. Na sexta-feira (11/03), dois frades estudantes de Rondinha já se colocaram em missão, juntamente com os alunos voluntários da Pastoral da FAE e seus respectivos organizadores, para a entrega dos chocolates arrecadados em uma campanha do Trote Solidário do centro acadêmico.

Mas não foi somente entregar os presentes e voltar aos afazeres comuns. Aproximadamente 40 jovens de diferentes cursos, religiões, calouros e veteranos, religiosos e leigos, encaminharam as doações para centros educacionais da periferia de Curitiba. Sendo assim, não faltou trabalho para ninguém. Aqueles que dedicaram uma tarde para o próximo deixaram-se envolver por um sentimento verdadeiro de gratidão, misturado com brincadeiras, abraços, lanches, partilhas de vida, mensagens de Páscoa e sorrisos.

Por isso, mesmo que cada jovem vá preparado para levar algo para alguém, seja uma mensagem ou chocolates, nesse doar-se, sempre recebe em dobro, e percebe que não é somente levar algo. Antes de tudo, é uma troca de experiências voltada a uma atenção prestada para o outro “considerando-o como um só consigo mesmo” (São Tomás de Aquino).

E essa experiência de reconhecer que “o Senhor me deu irmãos”, como nos diz nosso Pai São Francisco, só é possível quando abrimos as portas do nosso coração para ir ao encontro do outro. E nesse sentido é uma experiência única, profunda e que mesmo partilhada com todos os detalhes, só é efetiva quando cada um a realiza concretamente. E é dentro dessa mudança de época, ou época de mudança que percebemos que a mensagem do Evangelho não se esgota. Pelo contrário, se torna cada vez mais viva e atuante para aqueles que realmente querem fazer de suas vidas um instrumento nas mãos do Senhor, pois Ele mesmo diz: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes” (Mt 25,40).
 
CONFIRA O VÍDEO DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA