QUARESMA, PERÍODO DE CONVERSÃO

"Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação." (Cf. (2Cor 6,2)

 Ter-se-á sempre em vista que a Quaresma constituía preparação para o Tríduo Pascal da Paixão-Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor Jesus, celebrado de quinta-feira à noite até o domingo da Ressurreição.
A Quarta-feira de Cinzas abre este tempo de conversão e de penitência, fazendo a proposta da observância quaresmal da oração, do jejum e da esmola.
Jesus é o modelo da vida de penitência dos cristãos. O Jesus que jejua, o Jesus que se dedica à oração, deve ser visto à luz do Cristo transfigurado. Toda a caminhada da conversão dos cristãos só tem sentido à luz da ressurreição pregustada no Tabor.

(A Cor Roxa é a cor liturgica neste tempo)

A observância Quaresmal
Poderíamos falar também de exercícios da Quaresma ou exercícios de conversão. Trata-se de três exercícios de culto a Deus, já conhecidos no Antigo Testamento e abordados por Jesus no Evangelho de São Mateus (6,1-18): a oração, o jejum e a esmola.
Jesus não condenou estas práticas de culto. Quis, sim, purificá-las da hipocrisia. Muito cedo, a Igreja acolheu esses exercícios como prática de conversão, sobretudo na Quaresma. São Leão Magno, o grande papa do século V, mostra como essas três práticas atingem de modo profundo os três principais relacionamentos do homem: com Deus, pela oração; com a natureza criada, pelo jejum e com o próximo, pela esmola. Por isso, esse evangelho é proclamado na Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma, como um verdadeiro programa de exercício de conversão para os cristãos.

Exercícios quaresmais:
Os exercícios quaresmais nos colocam na disposição de bem nos prepararmos para o ápice da vivencia de nossa fé, é uma das formas de se preparar para a Pascoa do Senhor. Segue alguns desses exercícios: A Penitência/ Jejum, A Esmola, A Conversão, Oração, A Confissão Sacramental, entre outros exercícios.

A Campanha da Fraternidade é também uma forma de exercício quaresmal que sempre estará nos alertando para um área social de nosso Brasil em que precisamos ter um olhar mais efetivo.
Neste ano temos como:

Tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso.”
Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.” (Cf. Lc 10, 33-34)

(Campanha da Fraternidade 2020 - Cartaz)