Festa Junina dos Frades de Rondinha

 O Brasil nessa época do ano assume uma dinâmica diferente com as famosas festas juninas. De norte a sul do país as pessoas se reúnem, com suas mais diversas tradições, para celebrar São João Batista, Santo Antônio e São Pedro. Nós do Convento São Boaventura – Rondinha, também quisemos ter o nosso momento festivo e estar em comunhão nesta tradição. A data escolhida foi o dia 21 de junho, ultimo dia do semestre antes de partirmos para os estágios apostólicos.

A “Festa Junina dos Frades de Rondinha” acolheu as lideranças das comunidades em que trabalhamos aos finais de semana, um grupo de consagradas que estavam tendo um encontro em nossa casa, Dom Bernardo Bonowitz, abade do mosteiro trapista de Campo do Tenente, que estava acompanhando este grupo de consagradas, funcionários do Convento e pessoas que participam das missas dominicais em nossa casa.

Frei João Mannes, o guardião da fraternidade, acolheu a todos e convidou para um momento de oração e benção. Foi erguido o mastro de São João Batista e no mastro as três bandeiras lembrando os três grandes santos celebrados no mês de junho. Em seguida foi abençoada a fogueira e rapidamente o fogo brilhou naquela noite escura. Não faltaram fogos e muitos “vivas” que brotavam do coração daquele povo ali reunido, saudando aos santos invocado pelos frades que animaram a festa. A comida típica foi partilhada entre os presentes e a variedade era tão grande que difícil foi comer de tudo um pouco.

No dia seguinte, começaram nossos estágios apostólicos, como dito anteriormente, e com essa “festa junina” encerrou-se no Convento São Boaventura o primeiro semestre desse ano de 2014. Que pela intercessão de Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo, sejamos fieis no seguimento de Jesus Cristo e continuemos na alegria de ser franciscano.
Carregando...