Compreensão de Oração para São Francisco de Assis
Frei Angelo Baratella, ofmCertamente Francisco é um homem feito oração, procurava em tudo “ouvir” o Senhor. Por isso, todo seu caminho é uma oração. No entanto, convém esclarecer alguns conceitos, que embora limitados, ajudem-nos a compreender toda a trajetória realizada pelo
Poverello¹ .
É certo para Francisco não estabelecer que uma oração seja apenas um enunciado de palavras dirigidas a Deus. Preferia ensinar aos irmãos pela prática, (Cf. Rnb 17²), a oração deve ser uma experiência de vida; não há como separá-la do prático, da vivência cotidiana. Principalmente, em momentos privilegiados de intimidade com o Senhor é que se estabelece um diálogo pessoal com Deus.
Por isso, deve-se compreender a oração de Francisco para além de preces formulas dirigidas a Deus. Deve-se entendê-la como uma expressão dinâmica de interioridade externada não só por palavras, mas no profundo da própria experiência humana.
É difícil compreender a oração de Francisco sem recorrer as Fontes Franciscanas. As Fontes revelam dados biográficos que ajudam a entender o conteúdo de algumas orações escritas por S. Francisco. Por exemplo, a oração diante do crucifixo de são Damião.
A partir da leitura dos textos das Fontes Franciscanas, tem-se clareza da devoção de Francisco com a Eucaristia, justamente numa época em que não havia sacrário como se concebe hoje. O Poverello toma a cruz e a Eucaristia como elementos essenciais de sua espiritualidade.
Verifiquemos, pois, à nossa melhor compreensão aquilo que nos indica o Dicionário Franciscano sobre o conceito de oração para Francisco:

A oração de Francisco é antes de tudo, escuta. Quer saber o que Deus deseja dele. É simplicidade e humildade “profunda” diante do Deus Altíssimo, até o fim de sua vida. É louvor, ação de graças, alegria. Por fim é amor: de Filho para com o Pai; de irmão para com o Cristo crucificado; de esposo para com o Espírito Santo, guia na prática da virtude, verdadeiro “ministro geral de sua Ordem, que repousa igualmente sobre o pobre e o simples” (2Cel 193) (Dicionário Franciscano, 1993 p. 508)
A oração para Francisco não se limita a preces. Trata-se de uma escuta profunda a Deus. O verbo auscultar exprime melhor esta dinâmica: procurar, saber, inquerir, investigar sobre o divino, estabelecer uma intimidade com Deus que se revela nas palavras simples que carregam em si um conteúdo denso de espiritualidade. A simplicidade exterior revela o reconhecimento da pequenez humana diante da grandiosidade divina.
Conforme ensina Fr. Daris Schiopetto, ofm, em SEU artigo publicado intitulado
L’orazione di Francesco d’Assisi davanti al crocofisso di San Damiano:
Teniamo presente fin d'ora che una preghiera costituisce quanto nasce dal cuore dell'uomo, ovvero ciò che di più intimo e riservato esista nel suo rapporto con Dio (SCHIOPETTO, p. 4) (Tenhamos em mente agora que a oração é o que vem do coração do homem, que é o que há de mais íntimo e privado existe em sua relação com Deus³)
Importante destacar que, embora Francisco – homem feito oração - rezasse em todos os lugares em que se encontrava, privilegia locais sagrados como as igrejas, conforme esclarece o Dicionário Franciscano:
Não podemos ignorar o que escreve em seu Testamento a respeito da visita às igrejas e a oração que costumava fazer: “E o Senhor me deu tanta fé nas igrejas que com simplicidade orava e dizia: ‘Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque por vossa santa cruz remistes o mundo’” (Test 4-5) (Dicionário Franciscano, 1993, p. 230)
Esta oração não está, pois, ligada à visita a uma igreja, nem tampouco tem relação com a forma devocional da visita ao Santíssimo que estava nascendo. Esta restrição não deve surpreender: antes de tudo isso demonstra que São Francisco não corre atrás das novas formas de piedade, mas permanece apoiado na fé que adora, na atitude de oração, em sua sobriedade e substância, mais do que em suas modalidades exteriores. Mais uma vez emerge seu equilíbrio e sua interioridade, o desejo de encontrar-se com seu Senhor onde se encontram sinais que apontam para a cruz e para a eucaristia (Dicionário Franciscano, 1993, p. 231)
Em suma, a palavra oração vem do latim oratio e significa discurso, linguagem, palavra. Em Francisco esta definição de oração como prática piedosa de recitação é ainda “simplória” para descrever uma atitude de experiência mística, revelada num espírito de humilde e de total devotamento a Deus, seja na cruz ou na Eucaristia. Por isso, São Francisco é um homem feito oração, vivenciava, contemplava a Deus em tudo que fazia.
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¹Poverello, termo italiano bastante utilizado em textos sobre Francisco, significa o “pobrezinho”.
²Sigla Rnb significa Regra não bulada dos escritos de São Francisco presente nas Fontes Franciscanas.
³Tradução livre.
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REFERÊNCIASFONTES FRANCISCANAS. Trad. Celso Márcio Teixeira... [et. Al.], Vozes: Petrópolis, RJ, 2004.
DICIONÁRIO FRANCISCANO. Trad. Cefepal – Centro de Estudos Franciscanos e Pastorais para a América Latina, Vozes: Petrópolis, RJ, 1993.
DICIONÁRIO HOUAISS da Língua Portuguesa. Versão Eletrônica 3.0
SCHIOPETTO, Fr. Daris ofm. L’orazione di Francesco d’Assisi davanti al crocofisso di San Damiano artigo publicado em http://peregrinatio.altervista.org/studi/CSD02.pdf acessado em 15 de abril de 2015.