Vocacional

Ser Franciscano, é isto que eu quero!

Ser Franciscano, é isto que eu quero!
Vocação é chamada de Deus. Deus nos chama, mas a resposta é sempre humana. O primeiro chamado é a vida. Uma vida como um grande dom de Deus. Antes mesmo que eu existisse, Deus já me conhecia e amava (Jr 1,5). Se Deus nos chama à vida, qual será a nossa resposta? Bem, as respostas podem ser mais avançadas, no entanto, uma só coisa: Qual a resposta que Deus espera de mim?

O Amor de Deus nos chama à vida, mas também nos chama a fé. Fé que brota do encontro como o grande Mestre. “Para além das vocações de consagração especial, é uma vocação própria de todo o batizado: também é uma vocação que aponta para um grau elevado de vida, ordenada, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e os amigos do seu evangelho, a vida muda e somos impelidos a nos comunicar com outras experiências próprias ” (Bento XVI). O chamado de Deus e a resposta humana são o mesmo princípio, o diálogo ea experiência com Jesus Cristo. É uma experiência profunda que surge uma resposta humana ao chamado divino. 

A vocação não é chamada acabado, pronto e estático, é cuidado e atenção, pois é uma semente que precisa ser cultivada a todo instante. Por que é que você está ao alcance de Deus, você pode usar atentados e fazer alguma coisa para expressar sua voz. "Muitos são chamados, poucos os escolhidos" (Mt 22,14); “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Lc 10,2ss). 

Vocação não tem a ver com Fazer alguma coisa, de vez que as coisas podem ser feitas. Mas tem uma ver com Vida , em Ser algo coisa. Nesse sentido, dar uma resposta a Deus é colocar-se na dimensão da Identidade. Não é simplesmente fazer, mas Ser. A resposta vem de dentro, do mais profundo do ser, pois esta é uma identificação do que fazer e fazer.
 

 
Francisco, no seu processo de discernimento, rezava: “Senhor, quem quer que faça faça?” Esta é uma pergunta que deve perpassar todo o processo vocacional de um candidato à vida religiosa. Diante do Evangelho de Jesus Cristo, no processo de conversão, ele também rezava: “Senhor, é isto que eu quero, é o que eu faço de todo o coração”
 
E aqui fica a pergunta: O que você quer realizar de todo o coração? Porque é que a vida dos irmãos Menores é “seguir mais perto de Jesus Cristo, movidos pelo Espírito Santo” , é a própria vocação de menores num único caminho de conversão, segundo a forma de vida observada e proposta por São Francisco.

Se é que você quer, seja frei religioso, entre em contato conosco e venha nos conhecer! Paz e Bem!

 
CONTATOS

  • Animador profissional: Frei Jean Ajluni
  • E-mail: fradesrondinha@gmail.com
  • Facebook: Frades Rondinha
  • Telefone:  (41) 3291-6000
  • Encontros vocacionais: Todo 3º Domingo de cada mês, às 9h.

Conheça mais sobre o serviço de animação vocacional da Província.