Especial: Semana Santa


Frei Felipe Carretta, ofm

A Semana Santa é o grande momento em que nós Cristãos percorremos os passos dolorosos de Jesus, e participamos de sua Ressurreição. Somos convidados a fazer um processo de conversão e principalmente uma renovação de vida. Todo este caminho a ser trilhado por Jesus tem seu início no Domingo de Ramos e se estende até o domingo de Páscoa. Nesta semana vivemos de modo especial a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos palmilhar este caminho de amor junto com o nosso Salvador?

Domingo de Ramos:
Neste dia celebraremos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde culminará sua missão com a morte na cruz. Os textos bíblicos nos falam que muitas pessoas foram estendendo panos pelo chão e retirando ramos das árvores para aclamar o Rei, por isso hoje nas nossas igrejas também vamos com ramos nas mãos. Hosana ao Filho de Davi. Deste modo, queremos exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor da nossa história.

Tríduo Pascal: O ponto auge da vivência da Semana Santa se dá no Tríduo Pascal, que tem o seu início na Quinta Feira-Santa com a instituição da Eucaristia e tem a sua conclusão na Vigília Pascal, no Sábado. As três celebrações formam uma, nelas estão contidas todo o mistério da Salvação.

Quinta-Feira Santa: Neste dia celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Recordamos também nesta celebração o novo mandamento do amor: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Imbuídos deste espírito se dá o Lava-pés. Jesus serve, lava os pés de seus discípulos, e mostra que o Amor é o que nos une. Comungar do Corpo e Sangue de Cristo gera em nós um movimento de fraternidade, nos levando a uma plena vida evangélica. 

Sexta-Feira Santa:
O ápice da entrega total, Jesus morre na cruz. Expiação de nossos pecados. O amor pela humanidade e pelo projeto do Reino de Deus se fez dor, se fez morte. Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério. À tarde nos reunimos para participar deste momento tão doloroso, onde vamos viver esta experiência de entrega junto com Jesus, pelas leituras do profeta Isaías, da carta aos Hebreus e da Leitura da Paixão e Morte de Cristo do evangelista João. Textos estes que nos aproximam do mistério que estamos celebrando desde Domingo de Ramos. Neste dia rezemos especialmente por todos os Cristãos que sofrem no mundo inteiro.

Sábado Santo: Neste dia, ainda estamos de “luto” junto ao sepulcro. Dia de oração e meditação nos mistérios da morte do Senhor, e ficamos na expectativa, na espera de sua ressurreição.
 
Nesta noite, Jesus Cristo vence a morte, Jesus Cristo vence o pecado! A igreja nos convida para a grande festa da vida. Nesta Solene Liturgia vamos percorrendo a história da salvação, passamos pelo Antigo Testamento e chegamos ao Novo, que é o próprio Cristo Ressuscitado, e vemos a ação de Deus na história de seu povo. Entoar o Aleluia nos dá a certeza de que Jesus continua a agir em nossas vidas, a morte que nos traz a vida, o sofrimento que traz alegria. Assim se cumpre plenamente o mandamento do amor que vimos na quinta-feira Santa. Amor-doação. Jesus é o Cordeiro Pascal. Aleluia Cristo Ressuscitou! Feliz Páscoa!
 
ACOMPANHE AS REFLEXÕES CLICANDO NO MENU AO LADO!

ASSISTA TAMBÉM O VÍDEO DESTE ESPECIAL DA SEMANA SANTA